
Ingredientes
- 1 unidade de clara de ovo
- 250 gr de açúcar de confeiteiro (glaçucar)
- 1 colher (sopa) de suco de limão
Preparo
Coloque a clara na batedeira em velocidade baixa. Acrescente o açúcar aos poucos, até atingir o ponto de um creme espesso. Adicione o suco de limão e aumente a velocidade, batendo por 10 minutos, até que perca o brilho e levantando-se a pá da batedeira o glacê não caia e formam-se picos firmes
Dicas:
- Para trabalhos mais duráveis, substitua o suco de limão por uma colher (de café) de ácido cítrico.
- Em alguns casos você pode ter que acrescentar mais açúcar pra dá o ponto que você deseje, depois de pronto você deve colocar um pouco no saco de confeitar e testar fazendo o desenho com o bico para ver se fica firme ou desmanchando, não teste no bolo que vai decorar use qualquer outra superfície se ficar desmanchando volte para a bacia e acrescente mais açúcar.
- O glacê real pode ser colorido dê preferência a anilina em gel que não vão alterar o ponto. Use anilina de qualidade, porque anilina de má qualidade não vai dar o resultado da cor esperado.
- Se o glacê ficar duro, basta acrescentar mais um pouquinho de clara ou suco de limão.
- quando o tempo estiver úmido. Bata bem o glacê (10 minutos), logo antes de usar e deixe-o em uma consistência um pouquinho mais firme que o usual. Depois de decorar o bolo deixe-o em um local ventilado, e ao mesmo tempo longe da umidade. Ambientes com ar condicionado são ótimos. Isso evita que a sua decoração com glacê real despenque.
- Sempre bater logo antes de usar, porque se vc deixa o glacê descansando, ele perde o ponto.
- O glacê real pode ser guardado em geladeira por 1 dia num pote fechado, quando for utiliza-lo bata ele novamente e acrescente açúcar para dar o ponto novamente, mas o melhor mesmo é faze-lo na hora que for usar.
- O melhor açúcar para ser utilizado é o impalpável, com ele é mais fácil de chegar no ponto ideal.
Comentários