Doces pamonhas - Comida para sua festa junina - Doce de milho delicioso



Para aqueles que preferem comprar em vez de fazer aceito. Whatsapp 8188216955.

Pamonha doce com leite de coco aprenda a fazer passo-a-passo ilustrado

Rende 10 porções

Ingredientes


  • 10 espigas de milho
  • 300 ml de leite de coco (+ ou - 2 cocos secos descascados e batidos no liquidificador com 100 ml de água e depois coado)
  • 200 g de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • sal a gosto

Modo de preparo

Figura 1
Limpe as espigas e reserve as palhas
Figura 2
Dica para as palhas: escolha as maiores espigas e corte o inicio do milho com uma faca (Veja figura 1) com cuidado para as palhas não rasgarem, use uma faca bem amolada, depois vá retirando delicadamente as palhas sempre tomando cuidado para não estraga-las, corte a outra extremidade da palha com uma tesoura para tirar as imperfeições e sujeiras, dispense a 1º e 2º, geralmente estas palhas são mais grossas (palhas grossas não servem para fazer a embalagem para a cocção da pamonha e também são as mais sujas), reserve as palhas maleáveis e com um bom tamanho, aconselho a você guardar no mínimo o dobro de palhas que irá precisar, porque elas são frágeis. Em uma panela com água fervente cozinhe as palhas por uns 5 minutos até que fiquem moles. Estão prontas para serem preenchidas pela massa de milho.

Figura 3
Para você fazer as amarras de palha ou tiras para amarra as pamonhas depois de enche-las é simples Em uma panela com água fervente cozinhe umas 10 palhas por uns 5 minutos até que fiquem moles, pegue uma palha e rasgue ela no sentido da fibra de cima para baixo e depois dê um nó no final (parte mais fina) e abre esse pedaço no meio e já está formada a tira ou amarra, outra forma é rasgar pedaços mais finos e amarra-los pela parte mais fina, você escolhe. (Veja  figura 3).



Em um ralador rale as espigas de milho e depois passe o massa do milho ralado no liquidificador ou se você preferir uma pamonha mais fina em relação a textura coe o milho ralado com o leite de coco 
Dica: A massa tem que ficar consistente não pode ficar rala por isso acrescente o leite de coco aos poucos até dá um ponto papa consistente
Coloque 200 g de açúcar e sal a gosto e vá mexendo.Se o tempero esta a seu gosto e se esta no ponto. Então Ok,  passemos para o próximo passo o temido enrolar as palhas, colocar a massa dentro e fechar.  
Dica enchendo as palhas: Siga as instruções das figuras 4 e 5 e arrume uma auxiliar para lhe ajudar nessa hora.
Em uma panela grande com água fervente e fogo baixo, coloque as pamonhas amarradas e cubra elas com palhas tampe a panela e deixe cozinhar por 1h ou 1h 30
Figura 4





Figura 5













Considerações finais: 

  • O rendimento na realidade vai depender muito do milho, pode ser maior ou menor, se o milho estiver pequeno ou verde renderá menos, se o milho estiver maduro rende mais, o melhor é você misturar dos dois tipos maduros e verdes, essa mistura também melhora o sabor.
  • Quando for ralar o milho evite de ralar o sabugo do milho, se você fizer isso sua pamonha corre o risco de ficar com um sabor esquisito de sabão. 
  • Pamonha de milho verde pode ficar com um sabor esquisito e pode não dar o ponto.
  • Milho seco, se vier algum no meio da sua compra pode adiciona-lo, ele ajudará no ponto e também vai fazer sua pamonha render mais, agora não exagere, porque milho seco em excesso deixará sua pamonha dura. E se prepare pra fazer força quando for rala-lo.   
  • As palhas necessariamente não precisam ser pré cozidas, o beneficio de coze-las e que elas ficaram mais flexíveis. 
  • Quando estiver cozinhando as pamonhas conte o tempo após a panela começar a ferver, e passado 40 minutos você começa a ver o ponto com um garfo. 


Outra sugestão de receita:

Ingredientes

  • 12 espigas de milho verde
  • 01 xícara (chá) de açúcar
  • 01 xícara (chá) de leite de coco
  • 01 lata de leite condensado
  • 100g de coco ralado fino
Preparo igual a receita anterior

Amigos estou preparando a 2º aula do curso de bolo confeitado com pasta americana  
1º aula - curso grátis bolo decorado com pasta americana (como rechear, cobrir e decorar um bolo) - nesta aula aprenda o passo-a-passo como montar e rechear o bolo.
Gostou da receita clique no botão +1, você também pode compartilhar usando os botões próximos ao +1 que estão antes dos comentários.

Comentários