;

Header Ads

Receita bolo de chocolate - fácil e econômico




Receita bolo de chocolate - fácil e econômico




Ingredientes do bolo de chocolate fácil e barato:


Massa

  • 4 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de amido de milho (se não tiver substitua por  farinha de trigo)
  • 1 e 1/2 de achocolatado ou chocolate 
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa cheia de fermento
  • 1 xícara de água fervendo
Siga o link e prepare três da 2º Receita de brigadeiro sem leite condensado para ser usada como a cobertura, recheio e calda.

Preparo:  




Massa

Reserve a água fervendo e o fermento, pegue o restante dos ingrediente e coloque na batedeira. Bata por 5 minutos, se for bater na mão dobre o tempo, enquanto a massa bate unte a forma com margarina e polvilhe trigo, ascenda o forno a temperatura de 180º. Depois de terminado o tempo de bater acrescente a água fervente aos poucos (não precisa incorporar toda a água a massa) e observe o ponto, a massa deve ficar numa consistência de mingau grosso, assim que chegar nesse ponto pare de acrescentar água. tire da batedeira e acrescente o fermento e misture-o a massa delicadamente. coloque na forma e leve ao forno por mais ou menos 40 minutos.

Cobertura, recheio e calda  

Calda 

quando a mistura do brigadeiro chegar num ponto de fio (o leite já estiver começado a engrossar) retire 1/2 xícara da calda e reserve.

Recheio e calda

Continue mexendo até o ponto de brigadeiro (começa a largar do fundo da panela) se preferir uma cobertura e recheio mais mole tire do fogo antes de começar a largar do fundo da panela.



Considerações finais

Se você usar a chocolatado pode diminuir o açúcar, eu mesmo não gosto de bolos doces demais.  Fiz essa receita hoje e achei que ficou doce demais, mas eu sou suspeita prefiro salgados do que doce. 
Se você usar chocolate em pó sem açúcar, acrescente a receita 1/2 xícara, então a receita levará 2 xícaras de açúcar.
O tempo no forno depende do seu forno, pois aqui na minha casa foi uns 50 minutos, o melhor é fazer o teste do palito para ver se o bolo já assou.
    



Nenhum comentário