Aula curso grátis decorando bolos - saco de confeitar


Esta deveria ter sido a primeira aula do curso grátis decorando bolos, mas agora teremos ela como a aula zero. Vou ser o mais abrangente o quanto possível nela e no futuro se achar necessário, acrescentarei mais conteúdo sobre um instrumento importante, o saco de confeitar. As imagens e algumas informações são baseadas no site da Wilton uma das melhores marcas de bico de confeitar.

Existem diversos tipos de saco de confeitar,  basicamente eles podem ser descartáveis ou não, teste para saber qual se encaixa melhor ao seu perfil, tem pessoas que preferem os descartáveis, é uma boa opção, outras preferem mandar faze-los no tamanho que mais as agradem e bem reforçados. O ideal  é ter alguns de tamanhos diferentes, isso vai ajuda-los na hora de confeitar num trabalho com cores diferentes de glacê. Não usem bicos de confeitar de plásticos eles são péssimos, muitas vezes mal feitos, eles provavelmente comprometeram o resultado final do seu trabalho.


Como montar o saco (manga) de confeitar:
Na imagem abaixo você vê o adaptador e o saco de confeitar.
Algumas pessoas usam sacos descartáveis e enfiam o bico por dentro dele usando-o sem precisar de  adaptador, então, porque usar o adaptador? A resposta é simples: para que durante a decoração do bolo você tenha a possibilidade de trocar os bicos que está usando e aproveitar o glacê em toda a decoração que foi planejada para aquela cor.

  1. O adaptador 
  2. Desenrosque o adaptador, enfie a parte maior que tem a rosca (macho), dentro do saco.
  3. O saco está pronto para receber o bico, encaixe-o na ponta e pegue a outra parte do adaptador com rosca (fêmea) e enrosque, aperte para que não fique nenhum espaço por onde venha passar o glacê e comprometer a decoração.


 Mas... você foi fazer isso e o saco parecia apertado, não dando para passar o adaptador...
Na imagem abaixo:
  1. Marque com um lápis acima da primeira rosca, porque se você cortar muito vai comprometer o saco de confeitar, inutilizando-o.
  2. Retire a parte do adaptador (macho), de dentro do saco e corte na marca com uma tesoura.
  3. Enfie novamente o adaptador.
  4. Agora é só montar como ensinei e partir para decorar o bolo.       



Confira aqui como fazer o glacê real

Enchendo o saco de confeitar:
  1. Dobre o saco de confeitar
  2. Coloque o glacê dentro dele.
  3. Aperte-o para que não fique nenhum ar dentro do saco. 
  4. O ideal é fechar bem o final dele para evitar que o glacê fique saindo, use um elástico para isso.



Dica para não sujar tudo: Faça a mesma dobra da figura 1 da imagem acima em um copo, nesse caso o copo vai servir como uma base para armar o saco e você segue todo o procedimento de encher e fechar, assim diminui o risco de sujar tudo. Fico devendo umas fotos para demonstrar. Em breve eu coloco elas aqui.

Ângulos corretos para decorar o bolo com seu saco de confeitar:

Ângulo se refere à posição do saco em relação à superfície de trabalho. Existem duas posições angulares básicas:

Ângulo de 90 ° ou para cima, perpendicular à superfície. Usado para fazer estrelas, flores, pétala, etc.

Ângulo de 45 ° ou entre vertical e horizontal. Usado ​​para escrever e fazer acabamentos nos ângulos do bolo, etc.

Na confeitagem quem trabalha é o braço e não o punho, com o punho você mantem o ângulo escolhido e o braço ( articulações do cotovelo e ombro ), é quem faz os movimentos.

Guia para você treinar com seu saco de confeitar e bicos.
O segredo de um bolo decorado bonito é uma base sem imperfeições e detalhes bem feitos e para que isso aconteça o segredo é treinar e aqui damos uma ideia que é uma folha guia para você praticar com seu saco de confeitar e bicos.
Guia para treinar com saco de confeitar
A guia é um papel com linhas horizontais e verticais que formam quadrados 1cm X 1cm, você pode criar a grade no computador com o programa que achar melhor e depois imprimir num papel A4, passa um papel contato (Plastico com adesivo de um lado) nela e treine com os bicos por cima do contato.
Eu fiz uma e vou disponibilizar pra vocês baixarem em dois formatos doc ou pdf nos links abaixo:


Siga as instruções das imagens abaixo para o download (clicando nas imagens você visualiza em tamanho maior)

1° Imagem tuto 

2° Imagem tuto
3° Imagem tuto
A minha intenção é que esse post possa ser claro o suficiente para que uma pessoa que não saiba nada sobre sacos de confeitar possa aprender, por isso que sempre me estendo um pouco, pode ficar chato para os que já sabem alguma coisa, mas a minha intenção é poder ajudar todos. Um beijão e até a próxima.
1º Aula curso grátis decorando bolos, usando o saco de confeitar, bico perlê.

Comentários