;

Header Ads

3º Aula - curso grátis bolo decorado com pasta americana (como rechear, cobrir e decorar um bolo) - nesta aula aprenda como preparar, manusear e armazenar a pasta americana.

Para aqueles que preferem comprar em vez de fazer aceito encomenda fone (21)-85726388 ou Email Manmasouldropeu@gmail.com
1º Aula - curso grátis bolo decorado com pasta americana
2º Aula - curso grátis bolo decorado com pasta americana
4º Aula - curso grátis bolo decorado com pasta americana
Nesta aula aprenda como preparar, manusear e armazenar pasta americana.

Ingredientes para o preparo de uma quantidade de pasta americana para cobrir um bolo de 25 cm de diâmetro
  • 60 ml de água
  • 1 envelope de gelatina incolor
  • 90 ml de glucose ou karo
  • 1 colher de chá de limão ou essência
  • 1 colher de sobremesa de gordura hidrogenada
  • 1 kg de açúcar de confeiteiro (impalpável ou glaçúcar)
Preparo

coloque a água numa vasilha que vá ao fogo polvilhe a gelatina sobre a água não deixe ela ficar concentrada, enquanto ela hidrata, peneire o açúcar de confeiteiro, quando a gelatina estiver hidratada leve ao fogo em banho maria, quando ela dissolver, acrescente a glucose, o limão e a gordura hidrogenada, não mexa com colher e também não deixe essa mistura ferver, quando todos os ingredientes estiverem derretidos em uma bacia acrescente está mistura a + ou - 300 g do açúcar e mexa com uma colher, nesta fase do processo você estará fazendo a pasta mãe o ponto dela é um ponto de mingau. (A pasta mãe pode ser guarda em geladeira dentro de uma vasilha plástica hermeticamente fechada por 6 meses, quando for usa-la retira da geladeira e deixa ela ficar em temperatura ambiente e é só adicionar o açúcar para dar o ponto. Mas o melhor é fazer sua pasta na hora que vai usar.)
Coloque  uma parte do açúcar sobre uma superfície lisa e impermeável e despeje a pasta mãe e vá mexendo e adicionando açúcar até que ela chegue ao ponto. O ponto da pasta americana é uma massa elástica um pouco umida e que agarre pouco nas mãos.
Cuidado para não acrescentar muito açúcar,  porque você pode perder a pasta ou então ter muito trabalho para que ela fique no ponto.
 O segredo é sovar a pasta ela vai ficando maleável e mais elástica. 
A pasta americana sempre que não estiver sendo usada deve estar guardada dentro de um saco plástico para não perder o ponto. A unica pasta que pode ficar exposta ao ambiente é aquele que você esta trabalhando com suas mãos.
A pasta pode ser armazenada dentro da geladeira em um saco ou pote plástico por 3 meses. Não deve ser guardada em freezer ou em refrigerador. Quando for usa-la tirar da geladeira deixar ela ficar com a temperatura do ambiente e depois começar a sova-la, com toda certeza ela estará dura, muito dura, você terá que fazer força, uma dica é colocar ela no microondas por 10 segundos e sova-la, isso é que fará ela voltar para ponto. Mas repetindo o melhor é fazer ela na hora que for usar.

Dicas:
  • Quando estiver derretendo a gelatina com os outros ingredientes você não pode mexer com uma colher mais pode pegar no cabo da panela e dar uma leve mexida nela para ajudar no derretimento dos ingredientes. E em hipótese nenhuma essa mistura pode ferver. 
  • Mesmo no ponto a pasta americana vai agarrar na sua mão e na superfície que estiver sendo trabalhada, então pegue um pano com uma trama separada ou com furinhos e coloque amido de milho dentro dele amarre faça uma trouxinha. dê pancadinhas com ele nas mãos e na mesa toda vez que a pasta começar a agarrar. Essa técnica ajuda para que a pasta não saia do seu ponto, incorporando mais açúcar ou amido do que deve.
  • Se a sua pasta estiver esfarelando é sinal que você colocou açúcar demais. Se sua pasta estiver só um pouco fora do ponto, você pode tentar fazer ela voltar para o ponto acrescentando um pouco de gordura hidrogenada e sovar ela até que ela fique elástica. Agora se ela esta quebrando e se esfarelando muito não tem jeito, só fazendo outra.
    Gostou da receita clique no botão +1, você também pode compartilhar usando os botões próximos ao +1 que estão antes dos comentários.

    2 comentários

    Diana disse...

    Presente!!!
    Só prestando atenção
    bjos

    Priscila Araújo disse...

    Bom dia! Estou assistindo as aulas! Mas tenho loucura em saber fazer aquela massa que fica molhadinha... Eu amo!Como se faz?